Tekla Structures – Visão Geral + Entrevista com o Rafael Rigoni

Tecnologia BIM de ponta para modelagem, fabricação e construção.

"Trabalhar com o modelo detalhado e executável Tekla minimiza as surpresas com os custos e o retrabalho, além de tornar os projetos mais lucrativos com a otimização total dos processos. O software de modelagem de informações para construção Tekla oferece vantagens no escritório, na fábrica e no campo: coordene o projeto, a fabricação e as operações no canteiros de obra para poder obter um fluxo de trabalho mais automatizado e aprimorado."

Do dia 15-05-2017  ao dia 19-05-2017 a BIMExperts participou de um treinamento do software Tekla Structures, no headquartes da Trimble em Campinas-SP. Na ocasião, o instrutor Rafael Rigoni fez uma expanação sobre a interface do software, seus recursos de modelagem, documentação e geração de quantitativos. Ainda, pudemos visualizar a integração do Tekla com o Trimble Connect e alguns aparelhos de mapeamento da Trimble. Nesse post, vamos fazer um panorama geral sobre a nossa experiência.

Primeiramente, precisamos entender o que é o Tekla Structures. Trata-se de um software de cálculo estrutural? Não! O Tekla Structures é a melhor ferramenta de modelagem baseada em objetos e detalhamento de estruturas metálicas do mundo. Isso mesmo! A grande maioria de todos os maiores prédios do mundo foram criados utilizando o software. Ele pode ser utilizado para todos os tipos e tamanhos de projetos! Desde prédios industriais, comerciais e residenciais até estádios, pontes e arranha-céus. 

 

1.Instalação e Licença

Uma dos grandes benefícios do Tekla é exatamente a facilidade de instalação e o reduzido tamanho dos seus arquivos. Com toda sua potencialidade, o software necessita, em média, cerca de 1GB para instalação. Os arquivos são leves, mesmo trabalhando em grandes projetos. Isso significa que você não precisará de tanta memória RAM, nem precisará comprar aquela placa de vídeo GTX970 ou usar uma máquina super sofisticada. E se tratando dos custos de hardware no Brasil, esse é um aspecto extremamente positivo.

A licença do Tekla varia de acordo com o tipo (Aço, Concreto ou Pré-moldado) e quais funcionalidades do software serão utilizadas pelo profissional. E para os que acreditam que o software é muito caro, estão enganados. As novas possibilidades de Subscription da Trimble otimizaram muito o Retorno de Investimento inicial para pequenas empresas. Faça um orçamento! 

2. Interface e Template

Ao iniciar o programa, você pode escolher qual o seu ambiente de trabalho e quais módulos de modelagem deseja carregar (Estruturas Metálicas, Concreto, entre outros), fazendo com que seja altamente personalizável de acordo com as equipes que venham a utilizar o programa e com os projetos que irão ser feitos.

A Tekla ainda disponibiliza um ambiente de trabalho específico para o Brasil, dotado de configurações pré-definidas como tipos de perfis metálicos utilizados no Brasil, facilitando a modelagem de estruturas comuns aos projetos nacionais.

3. Modelagem 3D e Paramétrica

A modelagem 3D no Tekla é bem amigável a usuários de diversos níveis (estudantes a profissionais). Tanto começando o seu projeto do zero a partir dos eixos quanto a partir de um desenho de AutoCAD, o programa oferece diversos tipos de ajuda caso esteja com dificuldades, indicando os próximos passos de cada comando.

A modelagem Paramétrica já vem bastante avançada, uma vez que a maior parte dos materiais utilizados nos projetos já estão completamente configurados de acordo com especificações brasileiras. A extensa biblioteca que já vem com o programa facilita este processo.

O grande diferencial na modelagem do Tekla são as Macros. Detalhes mais complexos e específicos de um projeto podem ser programados para que se adequem ao seu projeto, permitindo a personalização de componentes do seu modelo.

E por último, mas não menos importante, é que essas Macros facilitam a criação de modelos com nível de desenvolvimento 400 (LOD 400). Se não se lembra o que são os LODs, veja este post com mais informações sobre o assunto.

4. Exportação e Integração

Os materiais podem ser exportados através de listas em formatos como o do Excel, permitindo a limpa organização por linhas e colunas.

Para a impressão do projeto, é possível gerar plantas de arranjo geral e de fabricação para as estruturas. A edição de configuração de plotagem são muito detalhadas, permitindo automatizar grande parte do processo de produção de pranchas em DWG e PDF.

Mas aonde o Tekla realmente brilha é na sua exportação para IFC. O modelo utilizado como teste perdeu pouquíssima informação. Excelente visualização no Solibri Model Viewer e a integração com o Trimble Connect permite que o modelo seja visto na obra para que seja executado conforme o projeto. Veja imagens do projeto que desenvolvemos durante o curso exportado para o Solibri Model Viewer em IFC. 

 

5. Exemplos

6. Novos cursos

Segue mais informações sobre o curso básico do Tekla Structures - Estrutura Metálica que será realizado nos dias 10 a 14/07  e o avançado nos dias 24 a 27/07 no Centro de Treinamento da Trimble em Campinas.

Os dias 13 e 14/07 estão disponíveis para que os alunos possam desenvolver um projeto próprio com orientação presencial em Campinas ou online.

O dia 27/07 será focado no desenvolvimento de macros de concreto pré-moldado.


Tekla Structures – Curso Básico Estrutura Metálica

  • Data: 10/07/17 a 14/07/17
  • Horário:  9h00 às 18h00
  • Endereço: Av. José Sousa Campos, 900 – Sala 61, Campinas, SP
  • Valor: R$ 1.500,00
Programa

Tekla Structures – Curso Avançado de Configurações

  • Data: 24/07/17 a 27/07/17
  • Horário:  9h00 às 18h00
  • Endereço: Av. José Sousa Campos, 900 – Sala 61, Campinas, SP
  • Valor: R$ 2.300,00
Programa

Inscrições: Vagas limitadas e asseguradas logo após o pagamento.

O treinamento será desenvolvido com o uso do laptop ou computador pessoal do aluno.

Sugestões de hotel em Campinas

Entrevista com o Rafael Rigoni sobre novos cursos

Artur Feitosa

Artur Nóbrega Bessoni Feitosa, Pessoense, é Engenheiro Civil formado pela UFPB e discente do International Master BIM Manager (Zigurat Global Institute of Technology). Atualmente é Coordenador BIM da Construtora Avante, BIMExperts e trabalha como Instrutor no centro de treinamento Autodesk -ProjetoACG - João Pessoa-PB. Foi bolsista da CAPES pelo programa ciência sem fronteiras onde estudou nas seguintes universidades: Rider University (ELI), Arizona State University (Civil Engineering) e Carnegie Mellon University (Research - BIM). Em 2016 palestrou no AU Brasil - São Paulo, mesmo evento em que obteve a sua certificação profissional (Autodesk Revit Structure 2015). Seu forte é Building Information Modeling e sua paixão é o empreendedorismo. Mais informações e contato: https://about.me/arturfeitosa LinkedIn: https://br.linkedin.com/in/arturfeitosa

Dúvidas, sugestões ou comentários?

Translate »
%d blogueiros gostam disto: