top of page

Revit X AutoCAD (mudando para uma Plataforma BIM)

Atualizado: 16 de mar. de 2019


Revit X AutoCAD, um assunto bem discutido, mas com muitos gaps (perguntas não respondidas).


Percebi que muitos alunos ao aprender Revit, utilizam o mesmo workflow do AutoCAD nas modelagens iniciais e por isso acabam encontrando algumas pedras no caminho em cursos de Revit.





Para ajudar aqueles, hoje vamos falar sobre as diferenças dos 2 grandes programas de arquitetura da Autodesk: O Revit e o AutoCAD.



# AutoCAD


  • Funciona basicamente em 2D.

  • Usa elementos primitivos gráficos, tais como: linhas, arcos, polígonos e círculos;Se nós quisermos fazer alguma modificação nós temos que alterar todas as vistas relacionadas (fachadas, cortes, detalhamentos, etc.).

  • É bem mais complicado para criar estruturas em três dimensões.

  • É o programa mais utilizado no momento para construção civil, em geral.


# REVIT


  • Funciona em 2D e 3D simultaneamente (de uma maneira mais simplificada) – Modelagem 3D.

  • Usa objetos paramétricos, tais como paredes, portas, janelas, escadas, forros, pilares, etc.

  • Modificações no projeto são atualizadas automaticamente nas vistas (fachadas, cortes, detalhamentos, etc).

  • Ambiente de trabalho mais eficaz.

  • Pode-se trabalhar colaborativamente com arquitetos, engenheiros e projetistas ao mesmo tempo.

  • Estudos solares.

  • Estudos de fluxo de ar.

  • Análise energética.

  • Análise estrutural, etc.



Ao trabalhar com Building Information Modeling (BIM), temos um ambiente de design mais eficiente, em comparação com o AutoCAD. Além disso o processo de coordenação entre design, documentação e construção é melhorado.


Maaaas, Revit é para mim?


Bem, se você está começando um curso de arquitetura ou engenharia, aprenda Revit ASAP o mais rápido possível, BIM não é o futuro, BIM é o presente!


Se você já trabalha na área e usa o AutoCAD apenas para simples revisões como construtor, a sua transição pode ser mais lenta devido aos custos de capacitação e de aquisição do software.


(Na Autodesk University Brasil 2015, a equipe da fabricante dos dois programas deixou clara que a ideia é que todos façam a transição entre AutoCAD e Revit. Não faz mais sentido continuar usando um disquete, quando todos estão a usar um pen-driver, certo?)


Se você é projetista, amigo, vá de Revit.


Projetos hidrossanitários são elaborados de maneira muito mais rápida e eficiente.Modelos arquitetônicos, nem se fala. Produtividade 1000 com Revit Architecture.Projetos estruturais? Bem, é verdade que o revit não dimensiona em sua forma nativa, mas o mesmo faz análise estrutural e modela de uma forma muito produtiva (inclusive conexões de aço).


Além disso, o Revit já tem plug-ins para trabalhar com o TQS, Eberick e Robot. Então o que você está esperando?Projetos elétricos de baixa-tensão? Bem, aqui temos uma exceção. Infelizmente o Revit MEP ainda não trabalha com dimensionamento de acordo com as normas brasileiras, mas empresas como a Filippon Engenharia já conseguiram adaptar um template para fazer os seus projetos de forma otimizada. Se eles podem, você também pode, não é?


Lembre-se que durante o processo de transição a sua equipe vai perder um pouco de produtividade para se dedicar a cursos de capacitação e começar a utilizar um software BIM. Mas é totalmente válido! Para fazer um ovo temos que quebrar a casca, não é?


Estudos comprovam que o ganho de produtivivade depois da implantação BIM paga o investimento inicial e oferece um ótimo ROI.




-----------

Até o próximo BIMConteúdo.

Por: Artur Bessoni.

--

BIMEXPERTS - Tudo sobre Building Information Modeling.

1.482 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page