Revit – Interface Gráfica (Vídeo)

Estou iniciando no Revit, e agora?

O primeiro passo é aprender um pouco sobre a interface gráfica do programa e como ele funciona. Nesse post você poderá encontrar imagens com a indicação de ferramentas e ribbons da interface do Revit. Não deixe de assistir ao vídeo.


 

Ao abrir o Revit pela primeira vez, você encontrará a seguinte janela:

InterfaceGrafica2

Note que a aba principal à esqueda é dividida em Projetos e Famílias. Você poderá abrir (Open) ou criar (New) um novo projeto. Para iniciarmos um projeto de forma mais fácil, basta clicar em qualquer template previamente configurado: Construction Template, Architectural Template, Structural Template ou Mechanical Template.

Ao abrir o template, você vai se deparar com a interface gráfica do programa em si.

InterfaceGrafica3

Note que o software é bem intuitivo. No topo temos o Structural Ribbon, onde vamos encontrar a maioria dos comandos relacionados à modelagem de estruturas, por exemplo: Vigas, Paredes, Colunas, Pisos, Treliças, Escoramentos, Fundações, Reforço Estrutural, etc. (Ver imagem abaixo).

InterfaceGrafica4

No View Ribbon> User Interface, pode-se ativar ou desativar as barras de Propriedades (Properties) e Navegação de Projeto (Project Browser). É altamente recomendado que ambas estejam ativas durante toda a eleboração do projeto.

InterfaceGrafica5 InterfaceGrafica6


DICA:
Se você é um ex-usuário do CAD, provavelmente você vai estranhar as duas barras. Na barra de propriedades nós teremos todos os “inputs” dos elementos que nós estivermos modificando. Lembre-se, nós não vamos mais desenhar linhas, arcos ou círculos, nós vamos modelar elementos com informações relevantes. Portanto, a barra de propriedades vai ser a sua melhor amiga nesse aspecto. Além disso, a barra de navegação do projeto vai nós auxiliar a navegar entre as plantas e documentações do projeto.


 

 

 

 

Outra barra bastante utilizada é a barra de acesso rápido (ver imagem abaixo), onde podemos personalizá-la à gosto.

InterfaceGrafica7

Ainda mais, temos a barra de controle de vista, onde concentra-se todas as características de modificação de visualização, escala e ainda propriedades do sol (posição, sombreamento, etc).

InterfaceGrafica8

InterfaceGrafica

 

1 Menu Aplicativo
2 Barra de ferramentas Quick Access
3 InfoCenter
4 Barra de opções
5 Seletor de tipos
6 Paleta Propriedades
7 Navegador do projeto
8 Barra de status
9 Barra de controle de vista
10 Área de desenho
11 Faixa de opções
12 Guias na faixa de opções
13 Uma guia contextual na faixa de opções, que fornece ferramentas relevantes para o
objeto selecionado ou a ação atual
14 Ferramentas na guia atual da faixa de opções
15 Painéis na faixa de opções

 

 

Com a noção da interface gráfica do Revit, você poderá iniciar a modelar seus primeiros elementos. Veja os próximos passos…

  • Assista a palestra sobre Revit Structure, do Congresso Online de BIM (CONBIM) para aprender um pouco mais sobre as possibilidades e limitações do programa e ter uma idéia de como começar a usá-lo. (Clique aqui).
  • Clique aqui para aprender a modelar fundações no Revit Structure.

 

 

 

About Author:

Artur Nóbrega Bessoni Feitosa, Pessoense, é Engenheiro Civil formado pela UFPB e discente do International Master BIM Manager (Zigurat Global Institute of Technology). Atualmente é Coordenador BIM da Construtora Avante, BIMExperts e trabalha como Instrutor no centro de treinamento Autodesk -ProjetoACG - João Pessoa-PB. Foi bolsista da CAPES pelo programa ciência sem fronteiras onde estudou nas seguintes universidades: Rider University (ELI), Arizona State University (Civil Engineering) e Carnegie Mellon University (Research - BIM). Em 2016 palestrou no AU Brasil - São Paulo, mesmo evento em que obteve a sua certificação profissional (Autodesk Revit Structure 2015). Seu forte é Building Information Modeling e sua paixão é o empreendedorismo. Mais informações e contato: https://about.me/arturfeitosa LinkedIn: https://br.linkedin.com/in/arturfeitosa

Dúvidas, sugestões ou comentários?