Navisworks Manage – Recursos e possibilidades

O Navisworks Manage é um software da Autodesk que permite a análise, coordenação e compatibilização de diferentes tipos de projeto. No programa é possível vincular diferentes projetos em um arquivo, identificar conflitos e interferências entre os elementos dos diferentes projetos, associar o projeto com o cronograma da obra, fazer uma simulação 4D da construção, extrair quantitativos, fazer animações 3D, fazer anotações em vistas 3D para revisão, verificar medidas, etc.

É um software que é útil tanto na fase que antecede a construção quanto no acompanhamento da mesma. Sem contar que os recursos de visualização e integração entre diferentes projetos torna o Navisworks Manage uma ótima ferramenta de comunicação que pode ser utilizada em reuniões ou demonstrações.

A seguir, são explorados de forma concisa os principais recursos que o programa oferece.

  • Identificação de conflitos e verificação de interferências

A detecção de conflitos e interferências com antecedência permite que eventuais atrasos na construção sejam evitados.  Assim, essa identificação faz com que possíveis multas por atraso na entrega da obra, perdas de materiais, mão-de-obra parada e retrabalho sejam evitados, gerando uma economia considerável. Além do mais, são evitados certos  “jeitinhos” durante a construção, evitando-se que vigas sejam furadas, desvios não previstos sejam feitos em tubulações, etc. Com isso em mente, é fácil identificar esse recurso como o mais poderoso do programa. Descobrir as incoerências entre os projetos e ajustá-las numa fase anterior à construção é fundamental para evitar tudo o que foi mencionado acima.

Clash detection

No exemplo da figura acima, ao rodar o detector de conflitos entre a disciplina hidráulica e mecânica foram identificados 385 conflitos (clashes). O programa mostra como resultado uma lista com os conflitos detectados e destaca os mesmos em verde e vermelho. É possível gerenciar os conflitos encontrados de maneiras diversas: designando-os para que determinadas pessoas solucionem os problemas, atualizando-os como aprovados (colisões que não serão um grande problema na obra), juntando um conjunto de conflitos com as mesmas características em um grupo, etc. Além do mais, é possível exportar as informações na forma de relatório em diferentes formatos.

  • Anotações, comentários e medidas

O Naviswork permite fazer anotações e desenhos e salvá-los em viewpoints, bem como verificar medidas e adicionar comentários para posterior colaboração. Isso pode ser útil, por exemplo, quando determinados conflitos ou problemas em geral são identificados e é necessário algum tipo de revisão e modificação por alguma outra parte envolvida.

conflitos e medidas

 

  • Simulação 4D com cronograma

No Navisworks é possível rodar uma simulação 4D atrelada ao cronograma da obra (BIM 4D) através da ferramenta timeliner. Mas o que é o modelo 4D? É o modelo 3D com a dimensão tempo adicionada que permite o acompanhamento da evolução da obra.

O cronograma usado na simulação pode ser elaborado no programa ou pode ter sua base importada de programas mais específicos para esse tipo de tarefa, como o MS Project e o Primavera. A associação das tarefas com os diferentes tipos de elementos do modelo 3D (vigas, paredes, tubulações, etc.) ou conjunto de elementos permite que seja gerada uma simulação da construção e é possível obter, de modo rápido, uma visualização de como a obra está (ou deveria estar) em determinado momento.  Isso torna o programa uma excelente ferramenta no gerenciamento da construção.

Na figura abaixo é possível identificar o gráfico de Gantt associado às tarefas que estão vinculadas aos diferentes elementos do modelo. Na aba simulate é possível gerar uma animação do andamento da obra de acordo com o cronograma.

simulacao 4d

Assista ao video abaixo que simula uma utilização do programa para criar um projeto 4D.

  • Animações e quantitativos

O programa permite a geração de animações que podem ser gravadas de modo direto enquanto se navega pelo modelo 3D, ou salvando-se viewpoints que funcionarão como frames para que o programa produza a animação.

Também é possível obter quantitativos de maneira ágil, organizá-los de diferentes formas e exportar os dados com o programa.

Quantitativo

Com todos os recursos mostrados fica fácil perceber o quanto esses aspectos do BIM, representados no Navisworks, podem facilitar o gerenciamento de uma construção e dar maior capacidade de controle e revisão aos envolvidos nas diferentes fases do processo construtivo, bem como possibilitar maior eficiência na colaboração entre diferentes profissionais.

 

About Author:

Alisson Oliveira é graduando em engenharia civil, pela Universidade Federal da Paraíba. Foi aluno do programa Ciência sem Fronteiras, onde teve passagem nas seguintes universidades: Arizona State University e Illinois Institute of Technology. Foi no exterior onde teve os seus primeiros contatos com o Building Information Modeling. De volta ao Brasil, auxilia na promoção e incentivo do BIM na construção e manutenção de empreendimentos.

Dúvidas, sugestões ou comentários?