Integração Revit Structure-TQS

Introdução

A integração entre o Revit Structure e o TQS pode ser feita de duas formas: através da exportação e importação do arquivo Industry Foundation Classes (IFC), ou através da utilização do plug-in próprio desenvolvido pela TQS. Nas nossa aulas, optamos por utilizar o plug-in, visto que a integração do modelo é menos comprometida, apesar de ambos os métodos serem limitados. A integração entre os programas traz inúmeros benefícios para a equipe de projeto, visto que possibilita a aplicação de metodologia BIM no desenvolvimento do mesmo. Dessa forma, o arquiteto e o engenheiro estrutural podem trabalhar juntos, em um ambiente 3D, de forma a conceber a estrutura de forma mais integrada, levando em conta aspectos construtivos, conflitos entre disciplinas e uma melhor comunicação entre os projetistas. O fluxo de trabalho sugerido para o escritório estrutural é o seguinte:

fluxo de trabalho Para saber mais sobre BIM e a engenharia de estruturas, acesse a biblioteca de artigos da TQS clicando abaixo.

Critérios para uma correta exportação do Revit para o TQS

  • O lançamento da estrutura deverá ser feito utilizando-se um template estrutural do Revit (O template padrão que vem instalado no programa é suficiente);
  • É necessário que os elementos modelados tenham função estrutural (Não usar colunas, mas sim pilares estruturais);
  • O Ajuste do modelo analítico pode facilitar a exportação;
Informações adicionais: O plug-in permite trabalhar com elementos pré-moldados, de concreto armado e de alvenaria estrutural.

About Author:

Artur Nóbrega Bessoni Feitosa, Pessoense, é Engenheiro Civil formado pela UFPB e discente do International Master BIM Manager (Zigurat Global Institute of Technology). Atualmente é Coordenador BIM da Construtora Avante, BIMExperts e trabalha como Instrutor no centro de treinamento Autodesk -ProjetoACG - João Pessoa-PB. Foi bolsista da CAPES pelo programa ciência sem fronteiras onde estudou nas seguintes universidades: Rider University (ELI), Arizona State University (Civil Engineering) e Carnegie Mellon University (Research - BIM). Em 2016 palestrou no AU Brasil - São Paulo, mesmo evento em que obteve a sua certificação profissional (Autodesk Revit Structure 2015). Seu forte é Building Information Modeling e sua paixão é o empreendedorismo. Mais informações e contato: https://about.me/arturfeitosa LinkedIn: https://br.linkedin.com/in/arturfeitosa

Dúvidas, sugestões ou comentários?