GRAPHISOFT ARCHICAD – VISÃO GERAL


Aviso Legal: esta publicação faz parte da seção Guest Post do Portal BIMExperts, uma seção de artigos que traz conteúdo relevante sobre diversos assuntos da área de AECO redigidos por pessoas externas à BIMExperts, o texto pode conter opiniões pessoais do autor e são de sua total responsabilidade. Se você deseja fazer parte dessa seção, nos envie seu texto através do email contato@bimexperts.com.br


 

Um software feito por arquitetos para arquitetos

Tendo por base o conceito que cada profissão da indústria da construção tem métodos de trabalho muito diferentes, a GRAPHISOFT acredita que a melhor maneira de atender a essas necessidades é através de softwares especializados.

O ARCHICAD, presentemente na versão 21, é considerado o mais sofisticado software BIM para arquitetos. A GRAPHISOFT desenvolve há mais de 30 anos um software que atende ás necessidades especificas dos arquitetos em todo o mundo.

Estas características únicas são reconhecidas por todos os usuários do ARCHICAD, como por exemplo pela Fernandes Arquitetos Associados, de São Paulo:

A GRAPHISOFT tem como missão produzir uma ferramenta que aumente a produtividade dos escritórios de arquitetura, como é reconhecido por outro cliente, a Ideia 1 de Porto Alegre:

Uma das razões que tantos arquitetos optam pelo ARCHICAD, é por verem a GRAPHISOFT não apenas como desenvolvedor de software, mas principalmente como parceiros de negócio, como testemunha a DMDV de São Paulo:

1.Instalação e Licença

O ARCHICAD é comercializado tanto em licenças perpétuas como em licenças temporárias de aluguel. Os valores variam em função do numero e tipo de licenças. Você pode entrar em contato com a rede de agentes da ArchiCAD. Clique aqui para mais informações.

A GRAPHISOFT também celebrou um protocolo com o CAU/BR, que dá acesso a arquitetos registrados de uma licença de aluguel do seu produto de entrada – o ARCHICAD SOLO 21 – com desconto até 40%: CLIQUE AQUI!

Esta versão foi desenhada para arquitetos que trabalham sozinhos, e o aluguel anual é pago mensalmente por cartão, num valor próximo de R$ 165,00 por mês.

Para escolas, professores e alunos, a GRAPHISOFT disponibiliza o ARCHICAD gratuito durante toda a duração do curso. Clique aqui para saber mais.

2. Interface e Template

O ARCHICAD vem sendo localizado para o Brasil desde a sua versão 16. A localização envolve muito mais do que a simples tradução do software para o idioma local, ela pretende de fato incorporar o idioma, mas também as normas e as necessidades locais em termos de bibliotecas e representação. Este é um trabalho continuo, que não se esgota, e que tem sido feito com maestria por um arquiteto de Pernambuco, o Max Andrade. 

Para contar um pouquinho desta história e o que está por traz da versão BRA do ARCHICAD, veja a entrevista com o Max, que você pode conferir clicando aqui.

Mas além da tradução do software, essa adaptação (localização) também engloba todas as preferências, padrões e favoritos brasileiros que são incluídos no template da versão. O template da versão 21 foi desenvolvido pelo arquiteto Vinicius Lima, que fez um primoroso trabalho na criação dos Favoritos das novas ferramentas Escada e Guarda-Corpo, e na adaptação das outras novidades e melhorias do ARCHICAD 21, em especial o Gestor de Classificação.

Interface do ARCHICAD 21

3. Modelagem 3D e Paramétrica

O ARCHICAD, pela sua maturidade de mais de 30 anos no mercado, possui uma extensa lista de funcionalidades e fluxos de trabalho especificamente desenhados para atender as necessidades dos arquitetos:

Exemplo disso é a enorme biblioteca de objetos totalmente paramétricos que está incluída no software, e que atende à maioria das solicitações de um projeto, fazendo com que seja possível começar a trabalhar imediatamente. 

Outro exemplo é a novíssima ferramenta escada e guarda-corpo, lançada no ARCHICAD 21, e que permite ao arquiteto desenvolver qualquer tipo de escada em minutos:

Uma das funcionalidades mais apreciadas pelos arquitetos que utilizam o ARCHICAD é a possibilidade de exportar com um simples clique os modelos e pranchas para dispositivos móveis – tablets e smartfones – sem qualquer custo acrescido. Deste modo podem partilhar o projeto com clientes, engenheiros, construtoras e todos os restantes intervenientes na produção e manutenção dos edifícios. Esta tecnologia se chama BIMx, e está explicada detalhadamente neste webinar:

BIMx – aplicativo gratuito para visualizar projetos em smartphones

Como o BIM é não só o modelo, mas principalmente a “Informação”, O ARCHICAD possui diversas ferramentas que facilitam o gerenciamento dessa informação, de um modo gráfico e intuitivo, como está explicado neste webinar:

4. Exportação e Integração

O ARCHICAD exporta e importa os mais diversos formatos de arquivo, incluindo .dwg, .dxf, .dwf, .3ds entre outros.

Também é possível exportar planilhas em formato .xls, complementá-las no Excel e retornar essa informação para o ARCHICAD, sem necessidade de add-nos.

Para o PDF, não é somente possível exportar e importar, mas é também possível “explodir” um .pdf vetorial e transformá-lo em elementos editáveis dentro do ARCHICAD:

O ARCHICAD encontra-se certificado para exportação e importação em formato .ifc, o standard da indústria para a interoperabilidade entre softwares BIM. Com esta certificação, o usuário do ARCHICAD pode trocar modelos com centenas de outros softwares BIM, nacionais e estrangeiros, como sejam Eberick, QiBuilder, TQS, SCIA, Allplan, Solibri, Tekla, DDS-CAD, VICO, entre muitos outros. Este processo de trabalho encontra-se descrito detalhadamente no evento OPEN BIM realizado em 2017 em São Paulo:

Os diversos formatos de arquivo de exportação e importação do ARCHICAD.

5. Exemplos

Vogue Square, autoria Sergio Conde Caldas Arquitetura, RJ, projetado no ARCHICAD

Monotrilho Manaus, autoria Fernandes Arquitetos Associados, SP, projetado no ARCHICAD

Plex Offices, Pelotas, autoria Ideia 1 Arquitetura, RS, projetado no ARCHICAD

Estudo de um edifício cultural em São Paulo da autoria da DMDV, produzido no ARCHICAD

6. Novos cursos

A GRAPHISOFT possui uma rede de Treinadores Certificados, habilitados a desenvolver cursos de treinamento básico a e avançados em qualquer ponto do país: clique aqui para mais informações.

Para quem preferir o ensino à distância, a GRAPHISOFT desenvolveu um curso online de iniciação ao ARCHICAD, que permite ao usuário aprender esta ferramenta sem precisar se deslocar. O curso é constituído por mais de 70 vídeo-aulas gravadas, que ensinam o passo a passo para operar as principais funcionalidades do ARCHICAD. Este curso tem o valor de R$ 420,00, e pode ser parcelado em 3x em cartão sem taxa. Veja como se organiza o conteúdo do curso

Acesse o curso aqui, onde também pode consultar cursos presenciais na sua região.

Miguel Krippahl

Desempenha o cargo de Diretor Geral da GRAPHISOFT Brasil desde 2012. Arquiteto formado em 1988, começou a utilizar a tecnologia BIM em 1999, no seu escritório em Portugal. Entre 2005 e 2012 foi responsável pelo ensino do BIM no curso de arquitetura da Universidade Católica Portuguesa. Entre 2009 e 2012 foi responsável pela implementação da modelagem BIM na Mota-Engil, maior construtora Portuguesa.

Dúvidas, sugestões ou comentários?

Translate »
%d blogueiros gostam disto: