BIM e os níveis de desenvolvimento

by: http://manufacturers.bimetica.com/wp-content/uploads/2014/07/img-auditoria-3.png

O nível de desenvolvimento ou Level of Development (LOD), fornece uma base que torna possível saber até que ponto é possível confiar nas informações presentes num determinado elemento quando se está trabalhando com BIM. O nível de desenvolvimento está relacionado à quantidade de informação presente num elemento de um modelo e à geometria desse elemento.

A definição de níveis de desenvolvimento permite que aqueles que criam modelos tenham definições claras sobre as quais se basear na hora de criá-los e permite que os demais usuários e envolvidos com os modelos entendam, claramente, o quão útil são e quais as limitações dos modelos que estão recebendo.

Essas definições ajudam a identificar melhor em que parte do processo de design um elemento está, a medida que esses elementos progridem de algo mais conceitual e esquemático até uma descrição mais precisa.

Podemos dizer que o ND (Nível de Desenvolvimento) se torna fundamental à medida que o BIM é utilizado como uma ferramenta de colaboração, troca de informações e comunicação. Ele ajuda, por exemplo, o responsável por gerenciar determinado projeto a explicar melhor à sua equipe que informações e detalhes serão necessários em determinadas fases do projeto. De modo geral, o nível de desenvolvimento auxilia aos envolvidos no processo a especificar e ter uma visão melhor do que estará incluído nos produtos resultantes do BIM e no que vai ser entregue como resultado de determinada atividade ou processo relacionado.

Como são definidos esses tais níveis de desenvolvimento em um modelo?


coluna

Fonte: Level of Development Specification 

  • ND 100: O elemento do modelo pode ser graficamente representado como um símbolo ou outra representação genérica, mas não satisfaz os requerimentos para o ND 200. Informações relacionadas a outro elemento do modelo (por exemplo, custo por metro quadrado) pode ser derivada.
  • ND 200: O elemento de modelo é graficamente representado como um sistema genérico, objeto, ou montagem com quantidades aproximadas, tamanho, forma, localização e orientação. Informações não-gráficas também podem ser anexadas ao elemento do modelo.
  • ND 300: O elemento do modelo é graficamente representado como um sistema específico, objeto ou montagem em termos de quantidade, tamanho, forma, localização e orientação. Informações não-gráficas também podem ser anexadas ao elemento do modelo.
  • ND 350: O elemento do modelo é graficamente representado como um sistema específico, objeto ou montagem em termos de quantidade, tamanho, forma, localização, orientação e interfaces com outros sistemas construtivos. Informações não-gráficas também podem ser anexadas ao elemento do modelo.
  • ND 400: O elemento do modelo é graficamente representado como um sistema específico em termos de tamanho, forma, localização, quantidade e orientação, com detalhamento, informações para pré-fabricação e detalhes de instalação. Informações não-gráficas também podem estar ligadas aos elementos do modelo.
  • ND 500: O elemento do modelo é uma representação de campo, verificada em termos de tamanho, forma, localização, quantidade e orientação. Informações não-gráficas também podem estar ligadas aos elementos do modelo.

É importante notar que não existe um modelo de um projeto com determinado nível de desenvolvimento, uma vez que os mesmos conterão elementos e montagens que possuem diferentes níveis de desenvolvimento.

Também é importante salientar que não existe uma relação direta do LOD com as fases de um projeto. Até porque os diferentes elementos e sistemas presentes em uma determinada construção são desenvolvidos em ritmos distintos e não, necessariamente, seguem um fluxo linear e bem encaixado. Determinados elementos de um sistema podem estar em um nível de desenvolvimento bem anterior ao de elementos de outro sistema. Enquanto está numa fase de desenvolvimento, um projeto pode ter sistemas hidraúlicos representados apenas por linhas, ao passo que as paredes estejam bem melhor detalhadas com informações, como por exemplo: o material utilizado, o seu posicionamento e sua espessura. No entanto, pra determinados fins pode ser estabelecida uma certa correspondência.

As informações apresentadas no texto são, essencialmente, baseadas na convenção americana.

Referências:

  • Level of Development: Will a new standard bring clarity to BIM model detail?

http://www.bdcnetwork.com/level-development-will-new-standard-bring-clarity-bim-model-detail

  • Project Building Information Modeling Protocol Form. AIA Document G202tm – 2013.

http://www.aia.org/aiaucmp/groups/aia/documents/pdf/aiab099086.pdf

  • Level of Development Specification. For Building Information Models.

http://bimforum.org/wp-content/uploads/2013/08/2013-LOD-Specification.pdf

  • Project Phases & Level of Development.

http://sustainabilityworkshop.autodesk.com/buildings/project-phases-level-development

  • A Level of Development Specification for BIM Process.

http://www.aecbytes.com/viewpoint/2013/issue_68.html

 

About Author:

Alisson Oliveira é graduando em engenharia civil, pela Universidade Federal da Paraíba. Foi aluno do programa Ciência sem Fronteiras, onde teve passagem nas seguintes universidades: Arizona State University e Illinois Institute of Technology. Foi no exterior onde teve os seus primeiros contatos com o Building Information Modeling. De volta ao Brasil, auxilia na promoção e incentivo do BIM na construção e manutenção de empreendimentos.

Dúvidas, sugestões ou comentários?