top of page

Autodesk Live – Visão Geral


Desde o dia 07 de Fevereiro de 2017, está disponível no Brasil o AUTODESK REVIT LIVE. O Live permite que arquitetos, engenheiros e designers possam produzir apresentações realísticas (renderizadas) a partir de modelos gerados no Revit/Revit LT. Caso o usuário utilize outra plataforma BIM (ArchiCAD, AeroSIM, AllPLan, etc.) pode-se exportar o arquivo para o Revit via IFC e fazer as modificações necessárias antes da exportação Revit-Autodesk Live. Além disso, é possível utilizar o Autodesk Live Viewer diretamente no seu iPad.


Segue algumas dicas básicas do Ricardo Cardial, antes de gerar a sua apresentação:


Definir bem os materiais que irá usar em cada elemento de construção;As famílias de vegetação com indicação RPC aparecem com um leve movimento no Revit Live;Aproveitar bastante as luminárias com luzes IES. Experimente alterar a potência e o tipo de luz para ver os efeitos;Se você quer compor um cenário externo que dê mais valor ao seu projeto mostrando a locação de edificações vizinhas, use volumes simples, crie os limites do terreno, defina que tipo de material de solo ou piso a representar no interior do terreno e também nas vias e calçadas;Pessoas RPC ainda não são convertidas automaticamente, mas temos um par de truques usando o fluxo Revit > 3ds Max > Stingray > Live.  Aguardem postagem sobre isso, em breve.


Como de costume, vamos fazer uma análise global do software.



1.Instalação e Licença


O Autodesk Live é super fácil de ser instalado. Basta acessar o site do software e logar com o seu usuário e senha autodesk. Após a instalação, basta entrar com o seu usuário e password e pronto (All-set). Com toda sua potencialidade, o software pode ocupar, em média, cerca de 5GB no seu PC. A licença do live depende de uma subscription autodesk (Bem acessível, por sinal). Mas é possível testar o programa gratuitamente por 30 dias. Ver imagem abaixo.



Os requisitos de instalação do programa variam caso o usuário opte por utilizar realidade virtual com óculos HTC ou Rift, segue tabela:




2. Interface e Template

O programa é simples, não necessita a configuração de templates. Basta carregar o seu projeto direto do Revit para o Live Editor e abrir. Ver imagem abaixo.



3. Modelagem 3D e Paramétrica

Antes que os fanáticos modeladores perguntem, a resposta é não! O Autodesk Live não é um modelador, mas sim um visualizados (similar ao BIMx, TeklaBIMSight, só que com uma proposta um pouco diferente). Portanto, não dá para modelar no Autodesk Live, mas dá para ter acesso às informações do modelo (o que é ótimo).


4. Exportação e Integração


O processo de exportação do Revit para o Live é simples. Ao instalar o Autodesk Live Editor, no Ribbon (Add-Ins) irá aparecer a coluna referente ao Revit Live, com um botão chamativo onde lê-se “Go Live”. Com o projeto concluído (com a correta modelagem de elementos, definição de materiais e configurações de luminárias), basta clicar no botão e esperar o processamento.

Uma janela pode aparecer indicando alguns erros que precisam ser corrigidos pelo usuário, como: Uso de caixa de seleção (Selection Box), baixo nível de detalhe, ausência de alguns materiais, etc.




Após clicar em Gó, a seguinte janela irá aparecer indicando que o projeto será enviado, preparado e baixado para o seu computador. Quando tudo tiver ok, basta abrir o seu Autodesk Live Editor.



5. Exemplos





     6. Vídeo



Referências: Cardial, Ricardo. Revit Live 2018. Disponível em: <http://blogs.autodesk.com/mundoaec/autodesk-revit-live-ja-esta-disponivel-no-brasil/> Acesso em: 17/07/2017.

*A versão educacional dos produtos Autodesk não deve ser utilizada para fins comerciais.


------------------------------

Até o próximo BIMConteúdo.

Por: Artur Bessoni.

--

BIMEXPERTS - Tudo sobre Building Information Modeling.

210 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page