AutoCAD Civil 3D – Introdução

AutoCAD Civil 3D

AutoCAD Civil 3D é um software da Autodesk que oferece todo o suporte necessário para que o conceito de BIM seja aplicado para diversos tipos de projetos de infraestrutura civil. Por mais que o Civil 3D seja voltado para esta área,  vale a pena ressaltar que você pode utilizar as suas ferramentas para muitas outras aplicações que são limitadas somente pela sua imaginação! O Civil 3D possui as mesmas funções do AutoCAD 2D/3D e uma interface muito parecida. Mas não se engane! Dificilmente você irá utilizar comandos normais como Polyline e Copy, tudo será feito com as poderosas funções do Civil 3D.

Confira a seguir um breve resumo das aplicações:

Levantamentos topográficos (Survey):

O Civil 3D permite a importação de dados de campo de Topografia para a geração de modelos digitais de terreno e geração do produto final. Com inúmeras ferramentas para criação e edição de pontos e linhas de interesse, o processo pode ficar praticamente automático se o levantamento foi realizado com os padrões necessários.

1- Survey

Geoprocessamento (Geoprocessing):

Com a incorporação do AutoCAD Map no Civil 3D, é possível utilizá-lo para mexer em dados de SIG (Sistema de Informação Geográfica), trabalhar com os diferentes sistemas de coordenadas para referenciar suas informações e gerar mapas para apresentar seus dados.

2.2- Geoprocessing

2.1- Maps

Loteamento (Parcels):

A ferramenta de Parcels é responsável pela divisão de terrenos utilizando áreas e dimensões como parâmetros de entrada para definir os limites de loteamento.

3- Parcels

Design de Projetos para Obras lineares (Corridors):

É possível utilizar o software para gerar alinhamentos horizontais e perfis verticais para definir a geometria de um projeto de obra linear. A rápida visualização e edição dinâmica permite, por exemplo, que você faça uma alteração no greide do projeto e visualize as consequências da mudança nos limites e volumes de corte e aterro em seu projeto. Você ainda pode definir critérios de design para que os requisitos mínimos de geometria sejam testados para garantir a segurança do seu projeto.

4- Corridor4.1- Rail

Movimento de Terra (Grading):

As ferramentas de Grading possuem aplicações para definir escavações, aterros e platôs, assim como os volumes de corte e aterro a ser movimentado. E ainda tem mais! Você pode pedir para que o programa encontre a cota ideal para balancear os volumes de corte e aterro.

5- Grading

Redes de tubulações por pressão e por gravidade (Water, Storm and Sanitary Networks):

Para a criação de redes de abastecimento de água, drenagem de águas pluviais ou esgoto, são oferecidos diversos materiais e dimensões para personalizar cada detalhe. Com o auxílio das ferramentas integradas é possível checar possíveis conflitos entre as peças que você utilizou em seu projeto. Ainda é possível utilizar o programa Storm and Sanitary Analysis (pode ser instalado junto com o Civil 3D) para realizar verificações de enchentes.

6.1- Pipe Pressure 6.2- Pipe Gravity

As ferramentas para design do Civil 3D são impressionantes para construir seu projeto virtualmente, mas isso é apenas o começo, pois após todo o design, você pode extrair volumes e quantidades de materiais que serão utilizados em seu projeto, facilitando a quantificação e a orçamentação.

7.1- Volumes, Reports and Drafts

E afinal, vocês devem estar se perguntando, como apresentar esse design 3D em uma folha de papel? O Civil 3D possui uma aba Output, que facilita o ajuste de seu desenho em viewports para apresentar o projeto em escala e em diferentes pranchas. Afinal isto é BIM galera!

7.2 - Viewports

Fiquem ligados no blog para mais dicas e informações sobre o Civil 3D e muito mais!

Imagens retiradas do site da Autodesk: http://www.autodesk.com/

Guilherme Lobo de Carvalho

Guilherme é Carioca e graduando em Engenharia Cartográfica na Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Foi bolsista da CAPES, estudando na Rider University (ELI Program) e na Michigan Technological University (Surveying Engineering). Durante sua estadia nos Estados Unidos, trabalhou na GEI Consultants Inc. com o AutoCAD Civil 3D em projetos de terraplanagem. Em 2015, obteve a sua certificação profissional em AutoCAD Civil 3D 2015, no AU Brasil - São Paulo. Colaborador do BIMExperts, Guilherme atualmente trabalha como Técnico de AutoCAD Civil 3D e ministra palestras e workshops sobre Civil 3D para estudantes no Rio de Janeiro. Para maiores informações e contato: https://about.me/guilhermelmgc

Dúvidas, sugestões ou comentários?

Translate »