top of page

23 Benefícios do BIM para o seu empreendimento (Parte III)

Atualizado: 23 de mar. de 2019

# Usos do BIM na fase de Construção:



13. Coordenação 3D (Construção)


Um processo no qual programas de detecção de conflitos são usados durante o processo de coordenação para determinar conflitos de campo, comparando modelos 3D de sistemas de construção (Arquitetônico, Estrutural, Hidráulico, Elétrico, etc.). A meta da detecção de conflitos é  identificá-los antes da instalação do sistema, gerando economias de tempo e dinheiro.



14. Planejamento de Canteiro de Obras (Construção)


Processo no qual a Plataforma BIM é usada para representar graficamente as instalações permanentes e temporárias no canteiro de obras durante várias fases do processo de construção. Também pode ser associado com o cronograma de atividades de construção para transmitir os requisitos de espaço e de sequenciamento. Informações adicionais incorporadas ao modelo podem incluir recursos de trabalho, materiais com entregas associadas e localização de equipamentos. Devido ao fato que os componentes do modelo 3D podem ser diretamente ligados com o cronograma, as funções de gestão local, tais como visualização 4D, replanejamento de curto prazo e análise de recursos podem ser analisadas ao longo de diferentes dados espaciais e temporais.


Figura 10: Planejamento de canteiro de obras usando o Google SketchUP.


15. Design de Sistemas Construtivos (Construção)


Processo no qual programas de arquitetura de modelagem 3D são usados para projetar e analisar a construção de sistemas de construção complexos (por exemplo, trabalhos de forma, painéis de vidro, tirantes, etc.), a fim de aumentar o planejamento.


Figura 11: Design de fachada de vidro complexa utilizando o software Revit.


16. Fabricação Digital (Construção)


Processo que usa uma informação digitalizada para facilitar a fabricação de materiais de construção ou conjuntos. Alguns usos da fabricação digital podem ser vistos na fabricação de folhas de metais, aço estrutural, corte de tubos, prototipagem para revisão de concepção, etc. A fabricação digital auxilia no sentido de garantir que a fase de produção tenha ambiguidades mínimas e informações suficientes para fabricar com o mínimo de desperdício. Um modelo de informação pode ser utilizado, com as tecnologias adequadas, na montagem final das peças fabricadas.


Figura 12: Fabricação digital de estrutura de aço.


17. Controle e Planejamento 3D – Layout Digital (Construção)


Processo que utiliza um modelo de informações para gerar o layout dos conjuntos de instalações ou automatizar o controle de equipamentos de movimento e localização. O modelo de informação é usado para criar pontos de controle detalhado que auxiliam no layout de montagem. Um exemplo é criar um layout de paredes usando uma estação total com pontos pré-carregados e/ou utilizando coordenadas GPS para determinar se a profundidade da escavação adequada é alcançada.


------------------------------

Continua no próximo post BIMConteúdo.

Por: Artur Bessoni.

--

BIMEXPERTS - Tudo sobre Building Information Modeling.



412 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page